Natureza do fenómeno bullying
(19 a 25 novembro)
CONTEÚDOS
- Aula inicial de módulo por videoconferência* (2ª feira 19 novembro 12h00**)
- Caracterização concetual do fenómeno bullying
- Tipos de comportamentos de bullying
- Níveis de incidência e tendência evolutiva
MATERIAIS
- PowerPoint (aula inicial de módulo por videoconferência)
- Martins, M. J. (2005). O problema da violência escolar: uma clarificação e diferenciação de vários conceitos relacionados. Revista Portuguesa de Educação, 18 (1), 93-115.
- Stadler, P. & Martins, M. S. (nov. 2011). Bullying: desvendando um conceito. X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Brasil.
2.Bibliografia suplementar aconselhada:
ATIVIDADES PROPOSTAS
3 - Leia o seguinte texto:
- Martins, M. J. (2005). O problema da violência escolar: uma clarificação e diferenciação de vários conceitos relacionados. Revista Portuguesa de Educação, 18 (1), 93-115.
O presente artigo trata de uma revisão de literatura e remete para questões concetuais no sentido de contribuir para uma melhor clarificação e diferenciação de vários conceitos, frequentemente mobilizados quando se fala nas diferentes manifestações de violência escolar. Nomeadamente, são apresentados e discutidos os conceitos de conduta anti-social, condutas agressivas, indisciplina, delinquência juvenil, distúrbio de conduta e bullying. Nesta diferenciação são ainda exploradas as fronteiras entre alguns destes conceitos.
- Martins, M. J. (2005). O problema da violência escolar: uma clarificação e diferenciação de vários conceitos relacionados. Revista Portuguesa de Educação, 18 (1), 93-115.
O presente artigo trata de uma revisão de literatura e remete para questões concetuais no sentido de contribuir para uma melhor clarificação e diferenciação de vários conceitos, frequentemente mobilizados quando se fala nas diferentes manifestações de violência escolar. Nomeadamente, são apresentados e discutidos os conceitos de conduta anti-social, condutas agressivas, indisciplina, delinquência juvenil, distúrbio de conduta e bullying. Nesta diferenciação são ainda exploradas as fronteiras entre alguns destes conceitos.

Participe nesta discussão na página “Dia-a-dia do Curso…” comentando o respetivo post.
4 - Leia o seguinte texto:
- Stadler, P. & Martins, M. S. (nov. 2011). Bullying: desvendando um conceito. X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Brasil.
Neste artigo, os autores, para além de procederem à análise de conceitos limítrofes como o bullying, agressividade, indisciplina e violência, debruçam-se de forma mais específica sobre os comportamentos de bullying, fatores associados e/ou facilitadores e pistas para a sua prevenção. O artigo prossegue sob a forma de debate reflexivo acerca dos contornos, valores e modelos inerentes a uma sociedade em franca mudança, podendo conduzir o leitor a questionar algumas das suas crenças e valores.
- Stadler, P. & Martins, M. S. (nov. 2011). Bullying: desvendando um conceito. X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Brasil.
Neste artigo, os autores, para além de procederem à análise de conceitos limítrofes como o bullying, agressividade, indisciplina e violência, debruçam-se de forma mais específica sobre os comportamentos de bullying, fatores associados e/ou facilitadores e pistas para a sua prevenção. O artigo prossegue sob a forma de debate reflexivo acerca dos contornos, valores e modelos inerentes a uma sociedade em franca mudança, podendo conduzir o leitor a questionar algumas das suas crenças e valores.

Participe nesta discussão na página “Dia-a-dia do Curso…” comentando o respetivo post.

Participe nesta discussão na página “Dia-a-dia do Curso…” comentando o respetivo post.

Note que este wiki se assume como uma base de conhecimento coletiva dos participantes do curso. Por isso mesmo não se iniba de acrescentar, alterar e precisar os textos que já encontrou escritos. Ninguém se vai zangar por isso…
Nota – para contribuir para o wiki vai ter que se inscrever. São dois minutos! Se sentir dificuldades consulte o menu Ajuda.

** Hora de Lisboa (para converter a hora para a sua zona clique aqui)