0 Módulo 1


Natureza do fenómeno bullying 

(19 a 25 novembro)

CONTEÚDOS

  • Aula inicial de módulo por videoconferência* (2ª feira 19 novembro 12h00**)
  • Caracterização concetual do fenómeno bullying
  • Tipos de comportamentos de bullying 
  • Níveis de incidência e tendência evolutiva
MATERIAIS

  • PowerPoint (aula inicial de módulo por videoconferência)
  • Martins, M. J. (2005). O problema da violência escolar: uma clarificação e diferenciação de vários conceitos relacionados. Revista Portuguesa de Educação, 18 (1), 93-115.
  • Stadler, P. & Martins, M. S. (nov. 2011). Bullying: desvendando um conceito. X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Brasil.

2.Bibliografia suplementar aconselhada:

ATIVIDADES PROPOSTAS


1 - Participe na Videoconferência * (2ª feira - 19 novembro 12h00**).



2 - Veja (ou reveja) o PowerPoint apresentado na videoconferência.

3 - Leia o seguinte texto:
- Martins, M. J. (2005). O problema da violência escolar: uma clarificação e diferenciação de vários conceitos relacionados. Revista Portuguesa de Educação, 18 (1), 93-115.

O presente artigo trata de uma revisão de literatura e remete para questões concetuais no sentido de contribuir para uma melhor clarificação e diferenciação de vários conceitos, frequentemente mobilizados quando se fala nas diferentes manifestações de violência escolar. Nomeadamente, são apresentados e discutidos os conceitos de conduta anti-social, condutas agressivas, indisciplina, delinquência juvenil, distúrbio de conduta e bullying. Nesta diferenciação são ainda exploradas as fronteiras entre alguns destes conceitos.

3.1 - Parecendo consensual a diferenciação entre alguns dos conceitos neste artigo abordados, mas dadas as dificuldades em estabelecer fronteiras, onde e como posicionaria o fenómeno (tão complexo e multifacetado) bullying? Em que zonas de confluência?
Participe nesta discussão na página “Dia-a-dia do Curso…” comentando o respetivo post.


4 - Leia o seguinte texto:
- Stadler, P. & Martins, M. S. (nov. 2011). Bullying: desvendando um conceito. X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Brasil.

Neste artigo, os autores, para além de procederem à análise de conceitos limítrofes como o bullying, agressividade, indisciplina e violência, debruçam-se de forma mais específica sobre os comportamentos de bullying, fatores associados e/ou facilitadores e pistas para a sua prevenção. O artigo prossegue sob a forma de debate reflexivo acerca dos contornos, valores e modelos inerentes a uma sociedade em franca mudança, podendo conduzir o leitor a questionar algumas das suas crenças e valores.

4.1 - Face à leitura deste artigo, que ações/medidas/iniciativas sugere para promover nas crianças e jovens de hoje, o desenvolvimento de mecanismos reflexivos face à diversidade?
Participe nesta discussão na página “Dia-a-dia do Curso…” comentando o respetivo post.

4.2 - Como equaciona a desigualdade social enquanto potencial facilitador de conflitos? Poderemos efetivamente encontrá-la na raiz de algumas motivações subjacentes ao bullying? De que modo?
Participe nesta discussão na página “Dia-a-dia do Curso…” comentando o respetivo post.


5 – Vá ao wiki do curso  e contribua para a definição, explicitação, desenvolvimento e ilustração dos conceitos propostos.
Note que este wiki se assume como uma base de conhecimento coletiva dos participantes do curso. Por isso mesmo não se iniba de acrescentar, alterar e precisar os textos que já encontrou escritos. Ninguém se vai zangar por isso…
Nota – para contribuir para o wiki vai ter que se inscrever. São dois minutos! Se sentir dificuldades consulte o menu Ajuda.


6 - Contribua para o alargamento do manancial de recursos deste MOOC. No nosso grupo de Facebook  indique-nos links (desejavelmente comentados) para recursos interessantes, sejam do ponto de vista teórico sejam do ponto de vista prático (artigos, relatórios, vídeos, manuais, materiais pedagógicos, etc.). 





* Esta videoconferência será difundida em direto no canal do curso no YOUTUBE. A gravação  ficará disponível no mesmo canal, pelo que pode visualizá-la quando o desejar.
** Hora de Lisboa (para converter a hora para a sua zona clique aqui)
 

MOOC - Bullying em contexto escolar | Powered by Blogger Templates | Editado pelo CCTIC da ESE de Santarém